quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Onde está Deus na hora da dor?





“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?... Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouve; de noite, e não tenho sossego”. (Salmo 22.1-2).
“Porque estou prestes a coxear; a minha dor está constantemente perante mim” (Salmo 38.17).

Onde está Deus na hora da dor? - É a pergunta que não quer calar quando nos acontece uma tragédia.
Onde Deus está quando uma mãe perde seu filho tão querido?

Quando pessoas idosas indefesas são abandonadas? Quando crianças inocentes são maltratadas e abusadas? Quando temos que assistir a dor e o sofrimento de um ente querido por uma doença incurável em fase terminal? Quando enfrentamos o castigo de uma dolorosa e irremediável doença? Quando o desemprego bate em nossa porta, a fome em nosso lar e uma terrível catástrofe climática devasta cidades inteiras ceifando milhares de vidas preciosas? Onde, onde Deus está ante as tantas tragédias e calamidades que enfrentamos nesta vida? Será que Ele não se importa com o nosso sofrimento?

Não pretendo aqui dar respostas a todas essas complexas indagações, tanto porque não as tenho, nem tudo Deus nos deixou esclarecidos. Pois “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos” (Deuteronômio 29.29). Então, diante do que o Senhor nos deixou revelado na sua Palavra e pela minha própria experiência pessoal com Ele, eu posso dizer com convicção: O Senhor é BOM e justo em todos os seus caminhos, como nos dizem as Santas Escrituras: “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força; e ao culpado não tem por inocente”. Naum 1.3). E, “Tudo o que o homem semear, isso ceifará”. (Gálatas 6.7).

A Bíblia diz que no princípio Deus criou tudo bom e perfeito, ao criar os céus, a terra e os seres vivos (inclusive os seres humanos), Deus os abençoou para serem frutíferos e prósperos em tudo, jamais estava nos planos de Deus o sofrimento e a miséria do homem, ele não tem prazer no mal e na dor humana. No entanto, o homem que foi criado à imagem e semelhança do Criador, criado para desfrutar dos cuidados e bênçãos advindas do Pai Celestes, não quis está sob as suas “rédeas”, não quis ser submisso a ordem do Criador, que era para o seu bem, mas quis ser independente de Deus, quebrantando as suas leis. E como aqui no mundo físico toda causa tem um efeito, a desobediência do homem ao seu Deus, fez com que a “terra fosse maldita por sua causa”, fazendo-a sujeita às todas espécies de males e sofrimentos. (conforme Genesis 3.17-19).
“A terra está contaminada pelos seus habitantes, porque desobedeceram às leis, violaram os decretos e quebraram a aliança eterna.
Por isso a maldição consome a terra, e seu povo é culpado. Por isso os habitantes da terra são consumidos pelo fogo, ao ponto de sobrarem pouquíssimos”. (Is 24.5-6).

E, como resultado de toda desobediência humana, veio a morte.
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque o salário do pecado é a morte”.(Romanos 5.12)
Mas mesmo os homens tendo pecado contra o seu Criador, Ele não nos deixou ao leu, Ele não nos entregou à nossa própria sorte. Pelo contrário, Deus se importa sim, conosco, Ele sofre com nosso sofrimento e contempla nossa dor. O Salmista disse: “Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão”. (Salmos 10.14).

O Pai Celestial é riquíssimo em misericórdia; e, pelo seu muito amou com que nos amou, providenciou-nos uma grande Redenção:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo Aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna”. (João 3.16).

Essa foi a Maior prova do Amor de Deus por nós e que Ele se importa conosco, o qual enviou o seu único Filho que nunca pecou contra Ele, para vir morrer a nossa morte, pagou o preço que os nossos pecados merecíamos, para que pudéssemos viver a sua vida, a vida Eterna.

Jesus Cristo, Filho de Deus, veio até nós, tornando-se em tudo igual conosco e através da sua vida e de suas atitudes, Ele demonstrou que o Pai se importa e se compadece de nossas dores. A Bíblia diz que Ele é a expressa imagem de Deus, Ele é o que Deus Pai é; e quando andou por aqui Ele se compadeceu da miséria e do sofrimento humano. – “Em toda a nossa angustia, ele foi angustiado”. (Isaías 63.9). E quando via uma grande multidão de pessoas sofridas, que iam para Ele para serem curadas, sentia “íntima compaixão”. (Mateus 14.14).

Por fim, Jesus Levou sobre o madeiro as nossas dores e mazelas, o castigo que nos traz a Paz estava sobre Ele, e por suas feridas fomos sarados. (Conf. Is 53.4-5 e 1 Pedro 2.24).

Pela fé no que Jesus fez por nós na cruz do Calvário, somos livres de nossas dores espirituais, emocionais e físicas e por fim, teremos a Vida Eterna na Casa do Pai, onde “Não haverá mais morte, nem pranto, nem Clamor, nem dor”. (cf. Apocalipse 21.4).

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.