terça-feira, 29 de novembro de 2011

você não tem religião? Então você é deísta.

Qual é a base do Deísmo?
Razão e natureza. Vemos a concepção encontrada em todo o universo e isso nos leva a crer em um Deus ou um Construtor.

Deísmo é uma forma de ateísmo?
Não. Ateísmo ensina que não há Deus. Deísmo ensina que há um Deus, rejeitando as “revelações” de religiões.
Se o Deísmo ensina uma crença em Deus, então qual é a diferença entre Deísmo e as outras religiões como o cristianismo, o judaísmo, islamismo, o budismo, etc?
O Deísmo tem base na natureza e razão, não através da “revelação”. Todas as outras religiões (com a possível exceção do Taoísmo, embora a superstição tenha um papel a desempenhar em ambos: Budismo e Taoísmo) façam alegações a revelação divina ou terem livros sagrados. O Deísmo não tem nenhuma. Não há necessidade de um pregador, padre ou rabino. Todas as necessidades estão em se próprio senso comum e de contemplar a criação.
Nas religiões reveladas, especialmente o Cristianismo e o Islã, usa o medo como principal instrumento de manipulação, já o Deísmo não. O Deísmo ensina que devemos fazer o que é certo, simplesmente porque ela é a coisa certa a fazer. Não se pretende fingir que alguma coisa acontece após morrer. Nós amamos Deus e temos confiança suficiente para não se preocupar com a morte. Como escreveu Thomas Paine “estou nas mãos do meu Criador e o que Ele irá dispor para mim depois desta vida, coerente com a Sua justiça e bondade. Deixo todas estas escolhas a Ele, como criador e meu amigo”.
Os Deístas acreditam que Deus criou o mundo e em seguida parou de interferir?
Alguns Deístas acreditam que Deus pode intervir nos assuntos humanos. Por exemplo, quando George Washington foi confrontado com a arriscada evacuação das tropas americanas em Long Island ou cede-los, ele escolheu o mais arriscado - evacuação. Quando questionado sobre a possibilidade das tropas serem aniquiladas, ele disse que era o melhor que ele poderia fazer e o resto foi Providência Divina.
Os Deístas rezam?
Apenas orações de agradecimento e apreço.
Como os Deístas vêem Deus ?
Nós vemos Deus como uma eterna entidade cuja potência é igual à sua vontade. A seguinte citação de Albert Einstein também oferece uma boa descrição de Deus: “Minha religião consiste em uma humilde admiração do ilimitado espírito superior que se revela nos detalhes, pois nós somos capazes de perceber. Essa convicção da presença de uma potência superior, que é revelada no incompreensível universo, constitui a minha idéia de Deus”.
Deísmo é um culto?
É impossível que o Deísmo seja um culto porque
ensinamos autoconfiança e estimulamos o uso da razão. O Deísmo ensina a “questionar a autoridade”, não importa a que o custo.
Ao contrário das religiões, não se faz aclamações no Deísmo. As religiões encorajam as pessoas a dar-se, ou pelo menos a suspender suas razões em nome de Deus. Eles gostam de chamar de fé. Por exemplo, como é lógico que a crer que Moisés dividiu o Mar Vermelho, ou que Jesus caminhou sobre a água, ou que Maomé recebeu o Alcorão de um anjo? Suspendendo a sua razão para considerar essas histórias apenas estabelece um precedente que nos leva a crer em um Jim Jones ou David Koresh.
Qual a resposta Deísta para todos os males do mundo?
Grande parte dos males podem ser eliminados, se a humanidade abraçar a razão que foi nos dada, desde as nossas primeiras fases evolutivas. Afinal, todas as leis da natureza e descobertas foram possíveis desenvolver computadores, a medicina, viagem espacial, etc. Mas nós já decidimos que não preferir viver no medo e superstição, ao invés de aprender e adquirir novos conhecimentos. É muito mais tranqüilo acreditar que não somos responsáveis por nossas próprias ações do que realmente fazer o trabalho necessário para o sucesso, por isso que estamos assim.
O Deísmo não pretende ter todas as respostas para tudo, pretendemos apresentar o caminho ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.